terça-feira, 6 de março de 2012

Segunda semana com as crioncinhas .. rsrs

Lembram do que eu disse sobre a lista de palavras e ações que as crianças pensam fazer na Sala de Leitura? Pois é! Foram tantas que estou pensando montar um alfabetário! (alfabetização na veia! rsrs) Registros muito significativos! E o melhor foi conseguir opiniões e pensamentos tão espontâneos, além das inúmeras histórias de vida que surgiram. Isso mesmo! Histórias de vida! Mesmo que se tenha apenas 4/5anos ..
Enfim, hoje só passei pra deixar registrado meu planejamento da semana e depois voltarei pra escrever mais.
Arrumei dois espaços: um de leitura e outro com mesas pra que eles pudessem desenhar, mas eu não gostei .. A turma ficou muito agitada, pois a maioria queria desenhar .. Precisei replanejar e as outras turmas ficaram no espaço de leitura, e acabou sendo mais proveitoso. Eu pude observar os interesses, o trato com os livros, o tempo de atenção e alguns hábitos necessários para uma leitura significativa. Foi uma diagnose muito interessante, que talvez possa ser associada com a aprendizagem, e por isso tão importante. Independente da  faixa etária, alguns usam o livro como brinquedo ou objeto de manuseio, outros se interessam pelas imagens, histórias escritas, ou não escritas, pela ausência de imagens, pelo colorido, formas e tamanhos. Alguns formaram grupos automaticamente, para mostrar os livros para os colegas; outros ficaram conversando sem interagir com as leituras. Enfim .. acredito que meu trabalho seja tentar ajustar, na medida do possível, esses interesses, para que todos consigam descobrir o extraordinário mundo da leitura!

*A pérola de hoje (pérola no sentido literal da palavra) foi a aluna Maria Luiza (6 anos -1.102), que contou uma história para a turma .. Foi emocionante! Tentarei gravar para que vocês possam perceber melhor sobre o que eu estou falando. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário